terça-feira, 18 de abril de 2017

Resenha Por Lugares Incríveis!!

 

Resenha Por Lugares Incríveis!!





Título: Por Lugares Incríveis
Autor: Jennifer Niven
Ano: 2015 / Páginas: 336
Idioma: português
Editora: Seguinte

Sinopse:

Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.
Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.






“Por Lugares Incríveis – Dois jovens prestes a escolher

 a morte  despertam um no outro a vontade de viver.'

Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.
Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa vivê-los.”



“Será que hoje é um bom dia para morrer?”, é assim que começa a obra Por Lugares incriveis escrito pela autora Jenniver Niven, uma escritora americana que escreveu livros que cativaram milhares de leitores, entre eles, principalmente, aqueles que se identificaram com a história. A narrativa é dividida entre Theodore Finch e Violet Markey, cada um narrando um capitulo. As vezes, os capitulos de Theodore são curtos, quando, por exemplo, tem apenas um trecho de uma música que ele escreveu. A capa já traz uma ideia sobre como o livro começa: Finch e Violet a beira da torre do colégio decidindo se devem ou não pular. É claro que a essa altura eles ainda não se conheciam.


Então, Finch estava ali, entrara sozinho e subira na torre já decidido a pular, e então quando estava de frente para morte repensou. Será que valeria a pena? Pensou em como ele não tinha uma vida, em como as pessoas não se importariam com sua morte e como ele não conseguiria de maneira alguma pular. Logo percebeu que havia uma garota também olhando para o chão, talvez pensando em pular. Engatou uma conversa com a menina e lembrou-se que tinham aula juntos, seria ela Violet Markey. Ajudou-a a sair, embora tivesse ido por vontade própria. Se fosse pela garota, aquela seria a primeira e última vez que se falariam. Não, Violet não é uma daquelas garotas populares que tem vergonha de colegas nerds, próprios de filmes e livros clichês. A vergonha era por causa de seus amigos, que a recriminaria por estar com o garoto. Alem disso, ela estava sofrendo uma dor que ninguém poderia entender, apesar de já ter se passado um ano e as pessoas ao seu redor lhe dizerem para esquecer. Ela não esqueceria. Não esqueceria que ela e a irmã saiu de uma festa e foram pela estrada que ela mesma pedira a irmã para ir. Ela não esqueceria que sobreviveu a um acidente, sendo impedida de ser levada junto com a sua irmã, sua parceira, a sua melhor amiga. Aquilo nunca passaria. Logo, a cada capitulo narrado por Violet ela conta os dias para a sua formatura, onde poderia ir embora daquele cidadezinha de Indiana e deixar tudo para trás, porém, sem esquecer-se. 


Já Finch, de uma maneira totalmente desentendida, acaba por ter uma certa fixação pela garota que ELE ajuadara a sair em direção a sua provavel morte. Então, no mesmo dia, numa aula de geografia, o professor falava do pico mais alto em Indiana e Finch sugeriu que eles deveriam fazer uma excursão para conhecer os lugares maravilhosos em Indiana ao invés de ficarem só na sala de aula falando e ouvindo sobre eles. O professor concorda e propõe um projeto que deveria ser realizado em duplas onde estes deveriam visitar 2 lugares e falarem sobre eles. Finch logo se pronuncia e diz querer fazer com a Violet, apesar de ela negar, ele não aceita o não até que concorde. Porém, Theo tinha outros planos: Num mapa assinalou todos os lugares que poderiam ser incriveis em Indiana, mesmo que as pessoas não os visite, talvez numa tentativa de passar mais tempo com ela e conquista-la.
“Talvez ninguém nunca vá até lá nem valorize esses lugares, nem se dê o trabalho de pensar o quanto são importantes, mas talvez até o menor deles tenha algum significado”.



Depois de conseguir convencer Violet, eles passam a visitar esses lugares, sempre deixando algo lá e levando algo desse lugar. Com o tempo eles se apaixonam. Com o tempo Theodore Finch não precisa mais pensar em formas de suicídio. Ele não se importa mais com o fato de não ter amigos, nem a família não ligar pra ele, e nem em como o pai dele é violento e em como ele provavelmente traiu a mulher antes de se separar. Ele tinha que ficar vivo por ela. Com o tempo ela para de contar os dias para a formatura, não dói tanto lembrar da irmã, ainda sofre, não como antes. Com o tempo ela não se importou com o fato dos amigos não a quererem com Finch. Ela queria ficar com ele. Ele queria ficar com ela. Eles ficaram juntos. A partir daí o livro toma direções totalmente surpreendentes, que me me deixou com o queixo caído por sua imprevisão. Tudo o que aconteceu depois foi realmente inesperado e trite.


Há coisas que realmente deixei de dizer em relação ao enredo, coisas que cabe a você descobrir. Finch é um garoto agitado, você nunca irá se sentir entediado ao ler sua narração – pelo menos eu não -. Apesar dele estar sempre com seus pensamentos assustadores sobre suicídio, a autora nos coloca no lugar da pessoa que está sofrendo. 
Ele não achava que iam entende-lo, achava que ninguém se importava. 
Ele não achava que houvesse uma saída para ele. Nós que estamos lendo, ou conhece alguém que passa por isso sempre pensaremos “Caramba! Por que não pediu ajuda? 
A morte não é a única saída”, mas a verdade é que pra eles é. 
E esse é o principal tema da história. Não sobre um romance de dois adolescentes com vidas desastrosas que se apaixonam. 
É sobre como é importante se sentir importante, se sentir amado e acima de tudo demonstrar isso para os outros. Acredite, a maioria das pessoas que cometem suicídio nunca contará a alguém, enquanto viva, que pensa em acabar com sua vida. Já as narrações de Violet não me prenderam tanto assim. Eu sempre estava ansiosa pelo próximo. Bem, o livro é um drama, não se espera que haja muitos momentos para rir, 
mas você irá encontrar muito o que refletir e livros que trazem uma mensagem 
são sempre os melhores. 
Além disso, o tema escolhido pela autora foi por causa de uma expêriencia pessoal. 
No fim, ela conta que um namorado dela se suicidou e foi ela a encontrar o corpo. 
Isso torna tudo interessante. 
Nos traz para a vida real, porque sempre que lemos algo baseado em vida real esperamos uma história linda com superação, e a Jennifer mostrou que nem todos 
conseguem superar.
 Finch, não conseguiu superar. 
Mesmo assim ela diz que nós ainda podemos.


No fim, adorei o livro que me deixou com muito o que refletir. Me fez chorar, rir em alguns momentos e até voltar algumas páginas para reler cenas que achei maravilhosas. A autora foi totalmente imprevisivel, o que me deixou surpreendida. Adoro livros inprevisiveis.
 Tudo nesse livro é maravilhoso, e me prendeu tanto que li em apenas um dia, e isso é consequencia da leitura leve e “adolescente” que tem. 
Vale muito a pena ler e tirar sua própria conclusão sobre a história, porque por experiencia própria, assim como eles deixavam algo deles em cada lugar que visitavam, deixei uma parte de mim nesse livro, e trouxe algo da relação de Finch e Violet.
Com carinho
One






14 comentários:

  1. Fiquei curiosa, vai entrar na lista! Fotos lindas!

    ResponderExcluir
  2. Oi tudo bem ?
    Eu acho que sou a única pessoal na fase da terra que não gostou deste livro, eu simplesmente não gostei de como a autora trabalho com os personagens não entrou na minha cabeça e não concordei com ela.

    ResponderExcluir
  3. olá :)
    Acho esse livro lindo, muitas pessoas me falam MUITO bem dele. Amei a resenha e Por Lugares Incríveis já esta na minha lista.
    Amei a resenha!!!

    ResponderExcluir
  4. Estou com vontade de ler esse livro. Mas leitura de modinhas me incomodam. Sabe quando você ouve falar muito de um coisa e então se decepciona? Pseh. Tenho medo de acontecer com este livro.
    Beijos.
    Blog: https://fanficcao.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é muito amor né? morro de vontade de ler cada vez que leio uma resenha dele. Espero conseguir em breve!!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. É muito bom quando lemos um livro Que nos surpreende. Às vezes imaginamos que vai por um caminho, mas o autor consegue nos surpreender, como fez a Jennifer nesse livro. Já ouvi falar muito nele e quero ter a oportunidade de ler. Apesar dessa temática (suicídio) estar sendo muito debatida, é sempre bom ler algo que nos faça refletir e, quem sabe, ajudar a alguém que esteja passando por algo assim. Como você disse, não se trata de um romance adolescente, mas de a pessoa saber que é importante pra alguém. E isso, por sorte, aconteceu entre os personagens. Cada um foi uma espécie de salvação para o outro.
    Excelente resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, One.
    Amei a sua resenha e as fotos.
    Sou apaixonada por esse livro. Sofri muito quando li, mas amei mesmo assim.
    Beijos,
    Keth.
    Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, One!
    Amei a sua resenha e as fotos! Adorei cada ponto do livro que você destacou. Sou muito curiosa sobre essa obra e a escrita da autora e pelo que li aqui, com certeza não vou me arrepender de dar uma chance.

    beijinhos!

    http://leiturize-se.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Gente do céu, que resenha maravilhosa. Eu preciso desse livro, literalmente em todos os sentidos. Minha professora da faculdade me chamou para fazer um artigo com ela, e a linha de pesquisa que ela trabalha é a família. Resumindo, vamos trabalhar a respeito do suicídio. E o livro trata dessa mesma temática, e nossa, pela sua resenha o livro já tem jeito de ser fantástico. Eu já tinha visto outras resenhas, mas a sua ta bem mais detalhada e precisa.

    Beijão.

    ResponderExcluir
  10. Ahhhhhh Eu adoro esse livro!!! Amei as fotos!!
    Abraços
    diarioleitorblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oie

    Que linda resenha!
    Eu tive esse livro na estante e acabei dando sem ler :(
    Fiquei até arrependida agora. Lindo e emocionante.
    Eu não sabia que era baseado em um fato da vida da autora, com certeza isso torna a história mais emocionante ainda.
    Vou procurar para ler.

    bjs
    Fernanda

    ResponderExcluir
  12. Nossa, One! Amei tua resenha, ficou bem completa, me fez ficar ainda mais curiosa para fazer a leitura! Sei que irei me emocionar, porque sou manteiga derretida, provavelmente chorarei hahaaha mas obrigada pela recomendação!
    Beijos,
    Yasmim.

    Blog: http://literarte.blog.br

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Esse livro já foi me recomendado diversas vezes, até coloquei ele na minha lista de leitura, mas agora não sei porque perdi o interesse :(
    Beijos.
    Meu Livro Fantástico | Facebook

    ResponderExcluir
  14. Um dos meus favoritos! Ainda é difícil pra mim dele, e não me emocionar. A Jenn fez um trabalho incrível com esse livro <3
    Beijos

    coresliterarias.com.br

    ResponderExcluir