sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Resenha - Romance em San Marino: Livro 1 - Lidia Rayanne



Resenha - Romance em San Marino: Livro 1 



Título: Romance em San Marino
Autor: Lídia Rayanne

Idioma: Português 
Editora: Independente
Sinopse: "Ela havia nascido para ensinar. Ele, para governar. Só precisavam que o destino os unisse…
Em meio às guerras napoleônicas, a pequena república de San Marino ainda permanece livre com as graças do Imperador Bonaparte. Mas a paz que reina no Monte Titano não se aplica a Ângela Olivério.
Pressionada por seus pais para aceitar um casamento arranjado, a jovem se pergunta quem em pleno século XIX aceitaria se casar com uma professora cheia de sonhos idealistas.
As inquietações também não abandonam Marco Casali. Comprometido com a bela Alessa Vicini e filho de um dos governantes mais importantes de sua geração, o galante rapaz se sentia preparado para substituir o lugar do pai no Conselho de San Marino. Isso até o dia em que foi envergonhado diante de seus mais importantes líderes. Como ele poderia se tornar o capitão-regente de um país cuja história e povo mal conhece?
Depois de um inesperado encontro, Marco descobre em Ângela a mentora improvável de que precisa. Sob a promessa de que ele lhe conseguirá uma audiência com os próprios capitães-regentes, Ângela aceita a missão de instrui-lo nos preceitos da República sem saber que, terrível e irreversivelmente, seu coração seria arrebatado logo por ele — um rapaz destinado à outra garota.
Mas o que ambos não imaginam é que, à medida que lutam contra o sentimento crescente entre eles, a chegada de dois estrangeiros ameaça a liberdade de San Marino."





Romance em San Marino é um romance de época que acontece em 1806 que traz a história de Marco, filho de um membro importante do Conselho Geral de San Marino, e Ângela, que vinda de uma humilde família é filha de um guarda. San Marino é um pequeno país independente, que de seis em seis meses escolhe dois capitães-regentes para governar a cidade, para evitar a corrupção. Quando Marco se vê constrangido ao perceber que quase nada conhecia da politica de seus país, tem a brilhante ideia de pedir para que alguém o ensine sobre política, pois assim como o pai pretendia ser um capitão-regente um dia. E é aí que entra Ângela, uma jovem que não se importava com a aparência e não concordava com a ideia de que a mulher servia apenas para cuidar de sua casa mas também podia - e devia - ser incluída em situações políticas. Ao contrário da vontade dos pais ela não tinha a mínima intenção de se casar tão cedo, pois sabia que qualquer marido não apoiaria seu grande sonho de continuar a dar aula para as crianças de sua cidade. Quando Ângela e Marco se conhecem, porém, tem suas vidas mudadas pela grande amizade dos dois que logo se torna em um grande amor.



O que dizer desse romance? Devo confessar que o andamento da leitura no inicio da história não fluía de jeito nenhum, pois as situações são baseadas em momentos de convivências ,que mais tarde descobri serem muito importantes, porque somente quando eu estava quase na metade da história, foi que todo o enredo começou a me arrebatar. Tenho muitos pontos bons dessa história. O romance é um daqueles que é construído através da convivência, de conversas, de atitudes, muito ao contrário daqueles romances de primeira página, isso torna a história tão especial porque mesmo antes dos personagens saberem que estão apaixonados, nós percebemos que o amor está crescendo entre os dois, o que torna o momento de descoberta muito importante para todos. Outra coisa é o valor histórico e político, como a inclusão de Napoleão Bonaparte e um enredo de um país baseado nele, e cultural, como o papel da mulher na sociedade. Ângela é uma mulher que acredita que deve se casar por amor, em uma relação que o parceiro a apoie, que acredita que a mulher tem um papel fundamental na política. Os personagens são super bem construídos, suas personalidades não se perdem com o decorrer da história e tem uma narração em terceira pessoa de qualidade. A narração traz uma língua culta, misturada com palavras francesas. Mas, algo a ser notado é que a narração é uma daquelas que te fazem sentir da mesma forma que os personagens, como se você estivesse vivendo aquilo. A trama construída me deixou louca de curiosidade e mal posso esperar pela continuação. Então, se você é fã de romances leia esse maravilhoso que está à venda na Amazon!!


3 comentários:

  1. Que delícia de resenha! Estou muito feliz por ter captado toda a essência da história, mal vejo a hora de compartilhar o fim da duologia com todos vocês <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho flor, eu amei e confesso, estou ansiosa pelo livro 2!!!
      Com carinho
      One®

      Excluir
    2. Obrigada pelo carinho flor, eu amei e confesso, estou ansiosa pelo livro 2!!!
      Com carinho
      One®

      Excluir