terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Resenha ─ Extraordinário ─ R. J. Palacio



Resenha ─ Extraordinário ─ R. J. Palacio


          

Título:
Autor:
Ano: 2013 / Páginas: 320
Idioma: português
Editora: Intrínseca


Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma sindrome genetica cuja sequela e uma severa deformidade facial, que lhe impos diversas cirurgias e complicacoes medicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... ate agora. Todo mundo sabe que e dificil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tao diferente. Prestes a comecar o quinto ano em um colegio particular de Nova York, Auggie tem uma missao nada facil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparencia incomum, ele e um menino igual a todos os outros.

R. J. Palacio criou uma historia edificante, repleta de amor e esperanca, em que um grupo de pessoas luta para espalhar compaixao, aceitacao e gentileza. Narrado da perspectiva de Auggie e tambem de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraidos, Extraordinario consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, familia, amigos e comunidade um impacto forte, comovente e, sem duvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo o tipo de leitor.




Uma história de superação que me conquistou imensamente pela simplicidade, pois um livro narrado através de uma criança traz uma leveza e uma nova visão sobre como vemos os outros. O enredo não é nada mais do que a primeira vez que Auggie vai à escola. Nessa caminhada ele faz amigos, passa por situações tristes com uma reflexão poderosa, aprende sobre as pessoas e mostra como teve que aprender que nem todos iriam vê-lo como igual.

"A única razão de eu não ser comum é que ninguém além de mim me enxerga dessa forma."


A personalidade de cada personagem é muito bem retratada e pude facilmente compreender os pensamentos e emoções de cada um, pois a história tambem é sobre como as pessoas se sentem perto do Auggie. Isso é concluido com as partes narradas por outras pessoas além do protagonista. A leitura é completamente leve e fácil de se fluir - li em uma madrugada. Cada página traz uma surpresa, iniciando com o August se negando a aceitar ir para a escola e terminando sem arrependimento nenhum de ter começado.




Depois de ter demorado tanto para ler e de ter lido resenhas tão boas sobre ele, é dificil descrever com precisão sobre a história sem falar que cada capitulo é extraordinário. 


Vale ressaltar a originalidade da história, os personagens marcantes - como o pai de August com seu humor, e o Jack com sua amizade sincera - e as reflexões que levarei para minha vida.

"Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo."


Se você ainda não leu, não tenha medo e vai fundo. Se já leu e gostou, recomendo também o livro nacional "A Menina feita de espinhos" que tem um tema semelhante.


Espero que tenham gostado, pessoal!
Com carinho
One

Um comentário:

  1. Nossa! Estou querendo muito ler esse livro, sério mesmo! *-*
    Principalmente, porque acabei por saber que o filme seria lançado (e foi) e já escutei críticas muito positivas a respeito do mesmo (fidelidade ao livro 100%), além de manter a história comovente (fazendo-nos ter empatia sobre o personagem) e envolvente (nos fazendo ser o personagem).
    https://j-informal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir