domingo, 6 de março de 2016

Resenha "Na mala do Imigrante"


Autor: Lígia Pereira Boldori
Data de publicação: Março de 2015
Número de páginas: 160
ISBN: 978-989-51-3816-6
Colecção: Viagens na Ficção
Género: Ficção

Sinopse:
Um livro sincero e emotivo, cômico e trágico; que de uma forma sem rodeios ou intimidações retrata a realidade das mais diferentes situações vividas por um imigrante.
Composta por capítulos desenvolvidos em pequenas narrativas / episódios; finalizando-se individualmente.
A leitura torna-se assim dinâmica e simplificada, proporcionando ao leitor mais praticidade e vibração!
A riqueza descritiva; pormenorizada, o fará sentir- se parte integrante da história.
Emoções estarão à flor da pele do leitor; onde as lágrimas, a raiva, o amor, o sentimento de injustiça, compaixão e muitos outros sentimentos, irão tomar conta de si, em cada leitura de cada capítulo/história.


A cronologia da obra desenvolve-se baseada na história de um imigrante,“…de todos se fazem um e de um fazemos todos ”
Cada acontecimento relata uma parte do processo de imigração: adaptação, adoção, vivência e convivência, que “um e todos” são passíveis de experienciar.
Relato dos possíveis “estágios” vividos; desde a arrumação das malas para a partida - dentre muitas outras aventuras durante sua imigração-, até o dia do seu retorno: a volta para casa.
Mas afinal, será que ele, ela, voltará?
E onde já considera-se casa?


Para saber, basta abrir a mala do emigrante.
As diversidades culturais retratadas ao decorrer das histórias proporcionarão ao leitor a oportunidade do conhecimento de palavras específicas, estrangeirismos, calões, gírias e expressões locais e outras ainda em outros idiomas;
- ora já conhecidas, ora inusitadas –,
das quais, de uma forma didática, estarão numeradas ao longo do texto e explicadas no rodapé, relativo á página da citação, em formato “vocabulário”.
São 202 explicações que lhe somarão conhecimentos!
Basta agora se inteirar e descobrir, o que vai na mala de um emigrante*!
Prepare sua mala e boa leitura!


- Resenha


NA MALA DO IMIGRANTE 


Autora Lígia Pereira Boldori
“Um livro sincero e emotivo, cômico e trágico; que de uma forma sem rodeios ou intimidações retrata a realidade das mais diferentes situações vividas por um imigrante…”
“Na mala do imigrante” narra a estória de várias pessoas que resolveram sair de suas cidades natais e tentar algo melhor para si em diferentes cantos do mundo. O livro é baseado em fatos reais, o que nos faz pensar mais ainda na vida dessas pessoas, uma reflexão. Elas deixam tudo para trás... família, amigos, amores. Abdicam de sua antiga vida para tentar uma melhor e infelizmente dão de cara com um muro de dificuldades. Uma dessas dificuldades abordadas no livro é a discriminação com o imigrante, o modo como ele é tratado em um país diferente do seu, ainda mais um que possua uma cultura extremamente diferente da sua.





São tantas coisas que eles passam e suportam, ninguém ao redor vê ou percebe isso, é solitário para eles, eu gostei bastante de ler o livro, identifiquei-me com alguns detalhes de algumas personagens e senti que todas elas eram reais.
"...Pense sempre naquilo que lhe motiva a sair de 'su casa' e exercer a sua profissão no exterior. Se você conseguiu pensar em pelo menos três bons motivos; faça então já as suas malas e prepare-se para viver uma grande aventura em sua vida..."
Cada capítulo é uma estória diferente, de uma pessoa diferente. Mas com sentimentos semelhantes, a determinação de ir em busca de algo melhor, 
a saudade de casa e da família,a tristeza, a perda, os momentos felizes e
até quando é preciso voltar para seu lar.






Lígia escreveu um livro tocante. Você ri, sofre e chora com o personagem, torce para que seus sonhos se tornem realidade e ele alcance o que tanto almejou.
Se tivesse que destacar alguma das histórias 
(que se encontram divididas por capítulos) escolhia a do capítulo 10 pela originalidade, este capítulo dá-nos a escolher o final que queremos para a história daquele personagem, ou regressa a casa ou não, e a escolha que fiz, foi o que imaginei!!!



Na parte final do livro conseguimos ficar a conhecer também um pouco da história da própria autora, que também passou por algumas situações semelhantes, embora hoje ela possa dizer que se sente praticamente em casa.

Ligia, minha querida parceira, muito obrigada pela

 oportunidade de conhecer seu trabalho, conhecer sobre 

você e sobre tantas coisas que normalmente não 

percebemos!!! Beijos com carinho no seu lindo coração.

One



Um comentário:

  1. Nossa, o livro parece ser incrível. O fato de saber que o livro é baseado em histórias reais faz a gente ter uma vontade ainda maior de ler. Esses livros fazem a gente se emocionar ainda mais, pelo simples fato de saber que alguém passou por aquilo que está relado naquele livro.
    Amei conhecer uma nova autora, isso é sempre ótimo.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos!
    http://www.livrofilia.com/

    ResponderExcluir