quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Resenha do Livro "Érica"

 
         

Resenha do Livro "Érica''



Livro: Érica
Autor: Larissa Barros Leal
Páginas: 271
Editora: Novos Talentos da Literatura Brasileira
Tema: Suspense, policial.

Sinopse:
Moscou. Dois jovens sobrevivem a um duplo atentado que mata quase todos os seus amigos. Cairo. Uma ONG islâmica tenta escapar de uma armadilha, arquitetada por integrantes da Ordem das Doze Tribos de Israel. Washington. Na sede da Ordem, a filha de um funcionário da Casa Branca cai em ciladas para que seu pai colabore com os radicais. Pequim. Um filho procura o pai, há meses desaparecido. Fortaleza. Em uma triste manhã, Érica encontra seus pais mortos... Nessa incrível trama, todas essas histórias se entrelaçam de forma impressionante. E somente Érica, que acaba de descobrir que foi incluída em uma lista negra da Ordem das Doze Tribos de Israel, poderá impedir uma grande desgraça planejada por judeus fundamentalistas, prestes a atingir a todos.



Resenha:
“Chega o momento em que ouvimos um certo chamado
Quando o mundo deve se unir como um
Há pessoas morrendo
E é tempo de dar uma mão para a vida
E a verdade, você sabe, amor é tudo que nós precisamos... ”
Trecho da música “We are the world” – Michael Jackson 


Cidades diferentes e pessoas diferentes, somente duas coisas conectam esses relatos e atentados simultâneos um ao outro: um inimigo e Érica. Érica Santana, uma garota de descendência árabe que mora em Fortaleza, suas preocupações era o planejamento de sua grande festa de 15 anos e viver a vida como uma garota de sua idade até um fatídico dia.
“Seus pais estão mortos.
Seus pais.
Mortos.
Assassinados.
... Devia ter desmaiado, pois não se lembrava de mais nada.”


Depois de perder seus pais de forma tão brusca, Érica recebe o convite de Derek, um rapaz que tentou avisá-la de que algo terrível aconteceria, para ir a Frankfurt e entrar para a agência Europol, como agente mirim, numa missão para investigar uma ordem judaica secreta e extremista. A ODTI (Ordem das Doze Tribos de Israel) tem como objetivo trucidar qualquer pessoa ou religião que um dia oprimiu ou causou algo a eles.

Determinada a conseguir informações que acusem ou mostrem que a O
DTI foi responsável pelos atentados e pela morte de seus pais, Érica aceita se infiltrar nela para coletar indícios de sua culpa.

Érica não se trata de um livro fofinho e sim de “um chamado”, como diz a música de Michael Jackson, citada no livro, uma demonstração do que pode vir a acontecer um dia. Infelizmente vivemos em um mundo egoísta, intolerante, onde tudo se paga olho por olho. Resumindo, um mundo onde falta amor ao próximo, onde só é válido o que você acredita e não outras opiniões.
Ler “Érica” foi uma montanha russa de emoções. Ao longo da leitura fiquei impressionada como tudo ia se encaixando... os atentados, os personagens e até o fato de por que com tantos personagens, o foco era a Érica. No entanto, quando finalizei a leitura, eu não sentia nada, logo depois comecei a sentir raiva e indignação com tudo que aconteceu, chorei por não aceitar aquele final, me indignei por que depois de tudo e de todo sofrimento, o resultado foi diferente... Porém, lá no fundo, eu sei que talvez fosse a única opção, no caso, a salvação de todos.


O livro nos faz pensar, se indagar, se perguntar se vale a pena tanto extremismo em relação a opiniões e religiões, se vale a pena defender algo sem se importar com a pessoa do outro lado.
Apesar dos pesares, “Érica” foi tão real para mim, com essa montanha de emoções que ele me fez sentir por que um livro é isso. É vivenciar situações, é se sentir na pele do personagem e senti o que eles sentem por isso agradeço a leitura... Por que hoje levo no peito a lição de que transmitir amo é melhor que tudo.

“... Numa guerra não existem vencedores. Todos perdem: vidas, sonhos e futuros. Por cada pessoa, soldado ou civil, que morre numa guerra, a humanidade perde um pouco de sua essência, e os países, parte de seu patrimônio. Ela ensinou que o melhor caminho é a paz...”


Obrigada Rachel, Mahara, Mia, Viktoria e claro... Obrigada, Érica.
Meu muitissimo obrigada a você Larissa Medeiros, que mente brilhante!!!
Quero ler outros livros seus!!!
Com carinho
One

Onde encontrar 'ÉRICA"






11 comentários:

  1. Adorei a resenha, me deu até mais vontade de ler esse livro, preciso dele urgentemente. Bjs 💗

    ResponderExcluir
  2. A resenha ficou ótima, One!
    Estou com meu livro aqui para ler, como havia dito a você, vou tentar ler nessas férias que se aproximam!
    Espero gostar bastante, porque a resenha ficou tão tão tão ótima que acho que não tem como não gostar!

    ResponderExcluir
  3. Oie!!!
    One uma das suas habilidades que eu mais amo nas suas resenhas é a de dar mais informações sobre o livro sem soltar spoilers indesejados!
    Este livro já está na minha lista e o principal motivo que me leve a ler, e acredito que seja uma de suas opiniões também, é que ele é bem plausível! O mundo está enveredando em um caminho no qual já andou antes e do qual não saiu nada de bom e isso me preocupa muito!
    Amei sua resenha e seus pontos levantados!
    Parabéns pela parceria!
    Bjinhos ;)
    Elaine M. Escovedo
    Caminhando Entre Livros
    Http://www.caminhandoentrelivros.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que resenha linda, One. ❤
    Já li muito sobre Érica, e pelo o que percebo, ele tem muito o que ensinar. Espero um dia poder lê-lo.


    Cupcakeland

    ResponderExcluir
  5. Olá, amei a resenha e concordo com sua opinião de estarmos em um mundo egoísta. Só por aqui fiquei com muita vontade de ler ele e já vai entrar para minha lista de desejados. :)

    ResponderExcluir
  6. Realmente o livro parece ser ótimo,não é um estilo que eu gosto muito de ler, mais fiquei curiosa,vou procurar mais sobre ele

    ResponderExcluir
  7. Realmente o livro parece ser ótimo,não é um estilo que eu gosto muito de ler, mais fiquei curiosa,vou procurar mais sobre ele

    ResponderExcluir
  8. Resenha perfeita, amei!!! fiz parceria com a autora, não vejo a hora de chegar, livro MARAVILHOSO

    ResponderExcluir
  9. Nossa!!! Juro que por pouco não li a resenha, pois o nome Erica me trazem lembranças nada agradáveis, mas então criei coragem e vim ler... Eu confesso que fiquei me sentindo tão impotente por não poder ajudá-la em nenhum momento, e agora estou tão curiosa em relação ao livro. Pode ter certeza de que ele acaba de entrar para a minha lista de livros de 2017.

    ResponderExcluir
  10. Esse livro é super incrivel e sua resenha ficou maravilhosa, deixando o livroo muito mais interresante e chamativo, dando mais vontade de ler ele o mais rapido possivel <3

    ResponderExcluir
  11. Eu estava louca para ler uma resenha desse livro,mas até hoje fiquei enrolando e não li nenhuma... Agora que li essa resenha fiquei super curiosa e louca para Ler o livro :) Parece ser um ótimo e interessante livro. Já entrou com certeza na minha lista de desejados!

    ResponderExcluir